domingo, 25 de maio de 2014

Desabafo abafado em 25/05/2014...

Não consigo fingir que nada acontece e pensar em comemorações nesse país.
Muito se fala, sobre Copa no Brasil, sonho, país do futebol, festa, melhorias estruturais e financeiras com a vinda de milhares de estrangeiros para gastar aqui...
Outros dizem que torcerão pelo Brasil sim na copa, que irão viver esse momento único, que não estão nem aí para a Dilma e para os protestos “bestas” que andam acontecendo... Vivem estes no mesmo país que eu? São conscientes de tudo que acontece de verdade na saúde, na educação, na segurança desse país?
Não consigo ser hipócrita! Não acredito que a situação em que vivemos é culpa desta ou daquela pessoa! E também não acredito que tenhamos que nos prender a este discurso vago e raso!
A questão aqui é dizer apenas o que me sufoca... Depois de uma matéria sobre o caos da saúde no Brasil, ver casos de pessoas que morrem por falta de atendimentos, de médicos, de estrutura, de profissionalismo, de HUMANIDADE.
TODOS NÓS, já precisamos desse atendimento (SUS) um dia (ou ainda precisam, ou quem sabe o dia de amanhã, precisarão)! Talvez alguns leiam e digam, mesmo que intimamente, “graças a Deus eu não preciso”... Mas e quem só tem esta opção? Precisa ser tratado com tanta indiferença? Descaso? Desumanidade?
Se esta copa não fosse no Brasil, e se não houvesse tanto gasto por conta disso (de dinheiro público, propinas, superfaturamentos), talvez a indignação e as lágrimas fossem menores e menos frequentes. Talvez doesse menos! Talvez a alegria de uma possível vitória, ou mesmo de um único gol fosse mais verdadeira dentro de mim.
Não tenho motivos para comemorar esse grande e importante evento que acontecerá no Brasil entre junho e julho! E ainda nem estamos falando das Olimpíadas de 2016, que serão ainda mais muitos milhões, vilas olímpicas, etc, etc, etc...
Não sou rasa, não tenho memória curta, tenho muito sentimento, coração, humanidade! Não sou popular, não tenho dinheiro, não sou política, mas sou politizada e pessoa, cidadã brasileira, que pago MUITOS impostos e, muito de verdade, condoída e indignada com todo esse descaso com mais de 70% da população desse país que faz uso dos atendimentos públicos em escolas e hospitais. Não penso apenas no meu próprio umbigo! Precisamos todos uns dos outros! Fazemos parte de uma grande família universal! Não é agradável a mim, ver pessoas morrendo por falta de atendimento, crianças que não leem aos 10 anos (sim, básico, ler e escrever), cidadãos abordados por outros cidadãos armados para roubar um celular...
Não é agradável a mim, perceber as propagandas, milhares delas, falando de surrealidades que não fazem parte da nossa vida cotidiana, e que não precisamos de nenhum filósofo e conhecedor dos assuntos para comprovar o que vivemos na pele diariamente!
Estamos todos no mesmo barco! Até quem tem planos de saúde, quem frequenta escolas particulares, quem mora bem, em condomínios de segurança máxima, que só frequentam locais da alta sociedade! Todos no mesmo barco, de uma forma ou de outra!
Somos todos pessoas, seres humanos! As crianças miseráveis são crianças como os nossos filhos, como os filhos dos milionários, que têm sonhos, desejos, frio e fome! Fome nos mais variados sentidos dessa pequena palavra!
Por que motivo comemorar?
Essa pergunta não se cala dentro de mim!
Lágrimas rolam, coração aperta e a impotência e tristeza profunda que vi nos olhos da filha que enterrou a mãe que teve dois aneurismas estourados e mesmo com uma liminar da justiça não conseguiu ajudar a salvá-la, num leito no corredor de um hospital público, tomam conta do meu ser...
Até quando iremos permitir tais descasos?
O que podemos fazer de concreto?
Como melhorar tais situações?
Achar normal ter uma copa neste país, isso ser divertido, fantástico como se tem colocado, determinar isso como O evento responsável pela solução da alegria e felicidade da população, desculpe quem consegue acreditar nessa verdade, mas passa muito longe de mim e da minha aceitação enquanto ser pensante e que sente!
Apenas um desabafo! Mas que ainda está abafado e embargado dentro de mim!


Raquel Zeferino Gomes Soares – Pedagoga – 38 anos – Mineira de BH! Cidadã brasileira! Ser humano e muito indignada e triste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário